O que é?

63494_451359804944732_50384755_nSaudável, Autêntico, Consciente, Amigo, Polivalente, Audacioso, Generoso, Construtivo, Inclusivo e Diferente.

O Novo Mercadinho de Leiria é acima de tudo uma iniciativa local que pretende entregar a cidade aos cidadãos.  

Decorre, em Leiria, no segundo sábado de cada mês.

O seu principal objetivo, é o de proporcionar um espaço físico, real, com oportunidades reais, para que todos os cidadãos, de qualquer idade, de forma individual ou coletiva, possam participar na dinamização da cidade, com os seus projetos, iniciativas, e ações, por mais simples que estas possam ser. 

O Novo Mercadinho de Leiria é um espaço diferente! 

  • tem uma organização diferente  – em parceria com a VerdeNarrativa Associação. Os membros da organização são todos voluntários e constituem uma hierarquia de estrutura horizontal.  Não tem fins lucrativos.
  • tem objetivos diferentes – o Novo Mercadinho de Leiria contribui para a criação de um modelo social novo, mais justo e equilibrado. São seus objetivos: valorizar os Leirienses, implementar a cidadania, valorizar os recursos regionais, contribuir para um novo paradigmo económico, promover a inclusão social, fomentar hábitos de partilha, promover a consciência ecológica valorizar a criação e a arte, proporcionar aprendizagem…,
  • o que se transaciona é diferente –  é um espaço polivalente onde encontra Ecotalentos, Gastronomia, Saúde, Artesanato, Arte, Oficinas de saberes, Discussões. Segunda Mão, Feita de trocas…
  • a forma como se transaciona é diferente – todas as bancas têm uma secção de trocas.  Se não quer uma banca, traga o que tiver para troca e percorra o Novo Mercadinho de Leiria, trocando.  Só existe uma condição o acordo das duas partes.
  • a localização é diferente -o Novo Mercadinho de Leiria não tem localização fixa. No Verão realiza-se ao ar livre, pelas ruas, jardins, praças ou zonas ribeirinhas do rio Lis. O local é definido mensalmente.

Mais informações sobre o próximo Mercadinho no nosso blogue ou Facebook.

A participação é gratuita. Veja aqui como pode participar!